domingo, setembro 17, 2006

Fuja de tudo. Nunca das perguntas.

Fuja de tudo. Nunca das perguntas.

O ser humano é complicado; e medroso. Basta uma leve "tocada na ferida" com uma pergunta cretina que já vai ele se esquivando.

Acho que nasci doida. Eu sou a primeira pessoa que conheço, que gosta, aliás, adora preencher cadastros na internet, fichas cadastrais em bancos, questionários de RH... principalmente quando têm aquelas perguntas do número de TVs, banheiros em casa... essas que a gente não coloca a família no meio.

Tenho uma sensação maravilhosa em dar cargo da minha vida às pessoas. Esses dias mesmo precisei preencher dados do meu currículo lá no meu trabalho afim de uma visita da inspeção e fui a primeira a entregar. Satisfação nessa coisa de responder.

Apesar de adorar responder questionários, não confio em pesquisas de opinião. Simplesmente por ser profissional no assunto do preenchimento dos questionários e saber que a gente pode (e deve) mentir.

Meu pai é uma pessoa muito engraçada. Na família, tem fama de mentiroso. Na loja, ao perguntarem se a vela de citronela realmente espanta mosquitos, ficou bravo com a pergunta e respondeu incisivo: "espanta até cobra, rapaz!"

Meu pai responde a qualquer pergunta. Entende de todos os assuntos. Até de geografia. Desculpa, mas ninguém entende de geografia direito. Mas meu pai entende. Conversa horas a fio com o cidadão que fala sobre o relevo dos Emirados Árabes com a maior ciência do assunto.

Certo dia, conversando com uma amiga sobre casas de conveniência, o surpreendi falando altas barbaridades. Não quis desmentí-lo na frente dela, que por sinal estava bem interessada no assunto. Depois que a menina saiu, acusei-o de estar mentindo descaradamente. Ele me respondeu solenemente, com a maior dignidade: "ela veio me perguntar, eu respondi. Ela confiava em mim, não poderia desapontá-la."

Não sei, mas acho que os homens mentem por questões antropológicas. A mulher não espera ouvir a verdade. Aliás, eles mentem por cavalheirismo.

A arte de convencer está em não hesitar. Olhe bem no fundo dos olhos, respire, pense em um breve conjunto de sinônimos e divirta-se. Assim, será mais feliz com 10 banheiros, 20 dormitórios e um aparelho de TV em cada cômodo da casa. Ah, e com R$100.000,00 na conta bancária.