quarta-feira, abril 01, 2015

Comida aos 40: uma linha tênue entre o exagero e o over

Essa postagem vai para o meu amigo Alden Neves, com uma singela homenagem à Patrícia Cortêz, Paula Leoni e Paula Balbi, meus nutricionistas inseparáveis! E ao meu amigo Silvio (pela parte que cabe à prática de esportes)

Semana passada eu estava querendo uma droga que juntasse tudo o que estava separado na minha cabeça. A sensação é de uma explosão de conhecimento, dividindo o cérebro em quatro. Cada pedacinho está fragmentado e criando seu próprio mundo, lá na esquizofrenia das minhas leituras... Pensei em Ritalina e cheguei a esboçar isso para algumas pessoas. - Rita Lee? - Me perguntou Dudu. - Rita Lee iria separar ainda mais, porque até pudim iria virar fritura! - Respondi. Quero realmente algo que cole "lé com cré"e eu sei que é químico ou físico!

Pensando bem, uma coisa que funciona bem para mim é o conhecimento de culinária. É por causa de ter aprendido a cozinhar e me apaixonar, que hoje, após 8 anos, que adquiri uns 30 quilos a mais. Engordei de felicidade, de feijoadinha, churrasquinho e risotinho de amor nos finais de semana.

Não foi a primeira vez que engordei, sabe!? Já ganhei outros trinta em outras oportunidades... emagreci um tanto na deprê. Aliás, não há coisa que me faça emagrecer tanto como o pé na bunda! Claro que o pé na bunda com uma dose por dia de Fluoxetina é a combinação perfeita... mas taí uma coisa que não quero arriscar mais... vamos emagrecer agora pelos métodos tradicionais.

Amiga minha esta semana disse que após os 45 você aperta aquele famoso botão: que começa com F e termida com ôda-se... ela falou que hoje ela chega em casa e "tampa" no vinho com queijinho com o maridão. É aí que está o ponto... a felicidade engorda e esse é o meu problema!

Estou tentando emagrecer e sempre tem uma nova receita! Meu nutricionista disse que o método é comer de três em três horas. Agora resolvi ler o resto da dieta, porque eu estava levando isso bem a sério... agora eu como coisas leves de três em três horas, porque antes eu era religiosa: uma pururuquinha na primeira hora, depois um pedaço de torta alemã, dali há três horas uma bolinha de picanha com farofa... sempre de três em três horas... teve um dia que comi um ovo de páscoa inteiro em um dia! Foi bem legal! #sqn

Estou obedecendo aquele lance de equilíbrio de carboidratos com proteína e muito mato! Mas não sei o que acontece, porque eu acordo e tenho um peso, mas juro, é só ir à cozinha para dar uma volta que retorno, subo na balança e estou com 2 quilos a mais. Tudo bem que a minha balança eu adquiri em uma ida à Aparecida do Norte e ela funciona com pilhas AAA, mas o mesmo ocorre com uma balança de ponteiro que tenho. Não, não posso ir à cozinha nem em pensamento que a minha bunda aumenta 3cm. Recorreremos à máxima do Diabo Veste Prada: "não se pode comer nada, mas nada mesmo... quando você tiver para desmaiar, coma um pedacinho de queijo!"

Se estou tão feliz, por que quero tanto emagrecer? Essa é a dúvida que até eu tenho. A resposta é que quando sento em uma cadeira, não saberei se ela já estava rachada. Se ela quebrar, é lógico que a culpa vai ser da gorda! Acontece que também não posso há tempos usar roupas coloridas porque estimulo pensamentos do tipo: "aquela gorda não tem senso de ridículo?" Já ouvi motivos do tipo: "quero emagrecer para ter saúde!" Não, não é esse o motivo ainda... deixa para quando ela me faltar (após os 45)!

Outra coisa bem difícil desse momento emagrecimento é a exigência da prática de esportes. Quero ver o sujeito fazer o que eu faço, com a artimanha e a sagacidade da Kittyzinha das candongas, e ainda dar uma malhadinha. Quando eu acordo e penso em pegar uma malha de ginástica, já estou cansada. Cá entre nós, a boa desculpa é a de não ter malha de ginástica pra gorda no comércio brasileiro! Nada melhor do que perder essa hora aí do esporte na frente do videogame, da TV ou algo que me faça ainda mais sedentária. Aliás, não me estimulo a nada que me traga grandes movimentos, porque as pessoas que fazem isso estão sempre quebradas! Uma outra amiga estava correndo na chuva, tropeçou e caiu de cara em um entulho de obra, rendendo uma cirurgia plástica e muita aporrinhação. Agora me diz, esporte faz bem pra saúde? Sério?? Sem contar com as inúmeras tendinites, braços quebrados e outras avarias que só o exercício físico traz para você!

Os entusiastas e todos os profissionais que admiro me dizem que as minhas performances melhorarão com a adoção de alguns hábitos! Agora me respondam de novo: Alguém já melhorou a performance na cama por ter brindado com suco verde no jantar? Porque não tem coisa mais pentelha do que amigo que começa a correr! #prontofalei Como já não bastasse o ser humano se ferrar até a última gota e ainda quer levar todo mundo junto! Gente, as pessoas estão acordando domingo de manhã para correr 7 (SETE) Quilômetros! Não me ligue domingo de manhã... me deixa ter a minha ressaca em paz! Não há felicidade entre as pessoas que não bebem! Não consigo conceber!

Tá, tenho trauma de uma época distante... mudemos de assunto!

Mas lembrei de uma coisa sobre a prática de esportes. Só mais uma coisinha (com sangue nos ói): o cara acorda cedo, carrega não sei quantos quilos de CORDA, um monte de arame e se pendura numa pedra. Para que? Ver a vista! Esses dias mesmo andando de barco em Paraty, passando pelo Saco do Mamanguá, avisto pessoas, quase que não dava para vê-las... elas haviam subido uma pedra enorme na beira do mar. Para que? Para ver a vista... na beira do mar!!! Gente, tem peixe, tem camarão frito, dá pra nadar ó... faz natação... mas não me convide para subir uma pedra! Eu vi 127 Horas! Já terminei um namoro na subida para uma cachoeira por ter sido enganada sobre a metragem da trilha. Pronto, não falo mais nada!

Agora estou aqui, à beira do meu aniversário de 40. Na primeira hora comi torradinha com queijinho branco, três horas depois uma maçã, três horas depois um almocinho equilibrado, depois um balde de melancia, um iogurte e um jantarzinho sem carboidrato. Meu aplicativo marca 1600 calorias! Legal! Daqui há 24 horas estarei bebendo toda a cerveja do bar, comendo toda carne seca com aipim e o pé da mesa... mas sempre de três em três horas! Vou subir na balança na segunda e ficarei muito feliz, porque segunda é o dia universal da dieta! E viva o Triptofano* com Sucrilhos Kellog's!

*Só os fortes entenderão!