terça-feira, dezembro 01, 2015

Comida

O título do post é fraco, mas vai ao encontro do Comer, Rezar, Amar a la Julia Roberts, com pouquíssima pretensão! Até porque, meus amigos, fazer uma saga daquela só com super produção, porque eu pararia no comer fácil e voltaria para o Brasil para amar... (Não daria conta das moscas da Índia). Então, ficamos por enquanto só no ítem 1 da saga.

Uma das coisas mais maravilhosas e pavorosas da vida é o item "comer" na rotina. Mas bobo de quem trata a ação como apenas rotineira. Há quem obedece o rigor das 8 vezes por dia, mas gosto (e muito) do fazer comer espanhol. Gente, tem a "siesta"... camarada acorda lá pelas 8, abre o botequim lá pelas 10, vende as paradas até as 14, dorme até as 17 e, lá pelas 17 e pouquinho volta, trabalha até as 20 e "já está". MARAVILHA girar em torno do comer e dormir na vida! Toma-se café reforçado, o almoço é lá pelas 4 com salada e um prato muito bem servido com direito à sobremesa e pão, para umas 8 da noite comer umas coisinhas...

Como uma boa e velha gorda, o papo de comida sempre está na roda. Mas como uma boa, velha gorda com sono, o sono muito me interessa também. Nas minhas tentativas de conversa em espanhol há sempre o questionamento sobre como a pessoa está comendo e como está dormindo. E lá vem uma receita de bolo ou uma indicação de chá (ou birita). Hoje mesmo dei camomilas aos sacos para o meu professor que só toma café sem cafeína (vejam só), porque tem dificuldade de dormir. Pecado, gente! Café sem cafeína, arroz sem sal, cerveja sem álcool... não dá... Cheetos sem glutose, formose, catrose? Morre logo!

Em posts anteriores já manifestei o meu problema com comidas que parecem mas não são, como a história da doida do pão com banana e leite puro no trem... das coisas sem lactose, dos pães sem glúten... Aí vem meu super amigo nutricionista e lança a pérola: "Se gluten fosse ruim, a humanidade já tinha se dizimado"! Celíacos que me perdoem porque o chip tá com defeito, mas que coisa mais chata esse papo de intolerância... intolerável! É intolerante, tenta inserir-se na conversa sendo legal pelo menos... é avesso à carne, às coisas natureba, te ajudo a achar as coisas que você pode comer, mas então pára de fumar maconha perto de mim!

Aliás, tenho uma sugestão... amiga minha tem uma filha que é alérgica a quase tudo! Ela é a super mãe que faz o saquinho-surpresa igual ao do amiguinho com os doces que ela enrola, com as paradas que a garota pode comer, vai lá e a filha tá inserida. Agora, papo brabo de pai que impede a criança de comer brigadeiro! Chato pra caralho! Criança sem Coca-cola, sem bala, sem risóles... criança chata pra caralho na vida adulta! Educa o paladar dela, que ela vai ser legal na vida adulta, e não exclusa! Palmas à nossa amiga que se inclui carregando seu suco de sei lá o que no meio da galera, incluindo a filha no meio das criancinhas! A alimentação não pode ser um problema, a menos que haja a falta dela (que não vem ao caso agora)!

Bem... mudando um pouco de assunto, a comida unifica, a comida integra e a comida espanta o ser humano da solidão! Sempre que fico sozinha, tento produzir altos rangos! Confesso que esses altos pratos sem Instagram, seria meio chato, mas o "comer com os olhos" é uma bela receita! Vou ali, combino os ingredientes e voilá, me divirto pacas!

Já que estou sozinha, um dos pontos turísticos mais visitados é o super-mercado! No começo a gente vai associando os produtos que vê, às coisas que gosta de comer habitualmente. Depois, vai se jogando e experimentando os novos sabores. Mas o limiar entre o interessante e o exótico é muito tênue... pois nessa de diferente, ainda tenho algumas ressalvas, como no mercado espanhol possuir pombo, cérebro de carneiro e alguns caracóis. Perguntei ao tio da feira: "são do mar?" - Ele respondeu: "não, são do campo!". Penso naqueles grandes caramujos que estão tomando conta dos jardins do mundo... nojinho! Ah, mesmo provando o diferente, ainda ando na busca de algo que pareça com o requeijão Poços de Caldas e manteiga Aviação! Dicas?

Nessa de garimpar o supermercado, descobri 4 tipos de tomates, outros 4 tipos de maçãs (nenhuma perto da Argentina - ODEIO), uma ameixa incrível... A couve-flor tem uma textura ótima, e a UVA... Sensacional! Cada mergulho é um flash... vou voltar no mercado na próxima vez no empenho daquele cogumelo que dá pra sentar de tão grande e colocá-lo na minha panela para ver qual é!

Sou uma pessoa fácil para o paladar! Gosto de uma gama de coisas em um patamar acima da maioria da população. Mas as coisas têm que me encantar os olhos! Quando tive dengue mandavam eu comer inhame. Gente, JAMAIS vou comer uma coisa cinza... Como até fígado e castanha portuguesa, mas ambos têm magenta! - Só os fortes entenderão! Então, sou a gorda que aposta no rosa... suspiro, sorvete de morango, chantily... ah, como eu amo doce de padaria! Parêntesis aqui... a padaria espanhola faz doces sensacionais e pães de matar! Nada daquele bolo de 1 semana na vitrine com confeito prateado e recheio de doce de leite em pedra... se bem que isso é bom também!

Nas minhas andanças, sempre chego no cara que faz a comida! Parece que a coisa me atrai. Tive a honra de conhecer o chef valenciano que faz as paellas do mercado de Sevilla. "Sou um mero arrozeiro"- ele disse. Tudo bem que a paella estava meio dura no dia, mas foi feita com tanto amor que estava com um sabor incrível! E no mesmo dia conheci o Sr. Pepe (todo mundo chama Pepe) que era o vendedor de marisco e agora é dono do melhor boteco do que chamam aqui de "pescaíto frito"*. Ainda vou conhecer a cozinheira do restaurante que carrega o nome mais sensacional que já vi: "A gorda te dá de comer!" META!

No mais, vou indo e vou vindo, mas nada substitui o Jamon com a cerveja. Bem que trocaria isso tudo por picanha na chapa... se bem que picanha na chapa com pão de alho feito com pão italiano com a farinha daqui... não sei, to com fome! Salud!

* Busco uma associação para o nome. Mas não gosto de "Freidura". Sugestões?