sexta-feira, setembro 29, 2017

Wattsapp: o inferno da era moderna

Eu odeio Wattsapp. Por isso não vou nem começar a chutar cachorro morto pra falar das tias dando bom dia ou do Grupo da Família. Batido. Vou falar do porquê eu não gostar e já definir a regra de etiqueta pras minhas amigas entenderem de uma vez por todas.

Começou com a primeira instalação e desinstalação. Eu não entendia muito bem como o aplicativo funcionava e das ferramentas que evitam os alarmes (PRIIIMMM!!) constantes. Meus amigos criaram um grupo. Chegando em Santa Teresa embaixo de chuva, essa porcaria não parava de piar na orelha de maneira gerundiana, com: "to chegando", "to subindo", "to passando", tá chovendo muito". E eu ali, na porta do mineiro, "tantando" segurar o guarda-chuva, "lendo", "esperando" e olhando a porcaria da chuva "caindo". Novidade! --- PUFF!!! --- Pra que wattsapp??

Logo depois, muita gente já "usando", estava me sentindo excluída, sem comunicação. Sou adepta à conversa pelo telefone ou ao vivo. Percebi que muita gente parou de atender às minhas ligações, mas respondiam os SMSs. É, não dá pra ficar vivendo como hippie da cibernética, desprendida das coisas virtuais. Ainda sem entender muito bem o porquê de ter isso, estava eu lá, instalando novamente o aplicativo.

Brasil, me explica! Por que as pessoas escrevem uma palavra e manda, outra palavra, e manda, outra frase, manda... Prim, um mini-infarto, prim, outro mini-infarto, prim, outro... e assim, óbito!

Uma amiga faz isso.... reiteradas vezes. Eu já expliquei que não tenho estrutura emocional para isso, mas não adianta. Não brigo mais. Mas teve um dia que foi demais... ela estava voltando de uma viagem de avião e ia esperar o ex-marido sair de Volta Redonda, rumo ao Galeão para ir buscá-la. Daí eu recebo a primeira mensagem PRIM!
- Amiga! (pausa)
- Oi!
- O Rafa estava vindo me buscar (pausa de segundos, com sensação de 3 horas...)
Ariana, na TPM, mulher e fofoqueira não atura. Segue a conversa:
- Ele estava trazendo as crianças. - Detalhe que uma delas é minha afilhada.
- Hum? - Eu já PUTA!
- Daí, o carro pegou fogo (pausa de 19 horas).
- Oi?? - Isso o avião pousado, ela sem sinal, mandando mensagem.
- Mas tá tudo bem.

Repito: não tenho estrutura para PRIM! Hoje meu wattsapp é silencioso e eu vejo mensagem só quando eu quero.

Resolvi escrever isso hoje porque esta madrugada, outra amiga, após ter colocado na internet que estava processando uma pessoa, recebeu uma mensagem minha no reservado às 21h. Fui dormir vendo fotos dela em um show. Quando foi lá pelas 23h30, eu, preocupada, vi os dois tracinhos azuis. Caí no sono. Só que não sei o porquê, o PRIM voltou. Depois de eu morta, no segundo sono, à 1 da manhã, recebo:
- Guria (pausa) - penso comigo: "CASSETA!" - Ela é psicopata! (pausa).
O monólogo durou 16 PRIM, mas eu já estava dormindo.

Tem aquelas pessoas que mandam mensagem de madrugada, mas dizem: "era pra você ver só de manhã". Isso me remete aos tempos de MOBI, telemensagem. Lembram? Você ligava para uma central e ditava a mensagem. A telefonista digitava aquilo que ela julgava ser mais politicamente correto. Tinham centrais que censuravam. Não podia palavrão nem notícias fortes. Um dia eu estava em Curitiba e precisava avisar pra minha irmã comprar flores para um enterro de uma colega de trabalho no Rio de Janeiro. Não havia celular. Liguei:
- Central MOBI, bom dia! Diga o número MOBI e a mensagem!
- Dany, a Fulana morreu!
- Desculpe, senhora, não podemos transmitir a mensagem.
- Ok. Hum, Dany, a Fulana vestiu o paletó.
- Perdão, senhora, mas essa mensagem também não é válida.
- Dany, a Fulana bateu a cassuleta.
- Próximo texto...
Ai que saudades do MOBI, ai que saudades da Mesbla!

Voltando aos tracinhos azuis. Tem gente que tira para ninguém saber se leu ou se não leu. Daí eu penso: "que pessoa antipática!" É a Semiótica do mundo moderno! Meu bem, quando você está online, aparece no seu status escrito: "online". Pior, só acho!

Agora, quando você quer falar com alguém pelo telefone, tem que primeiro mandar um wattsapp perguntando: "posso ligar?" Fico com medo de incomodar. Mas nada pior para mim do que ser incomodada pelo wattsapp. Etiqueta própria.

Eu odeio wattsapp.